segunda-feira, agosto 30, 2010

Desafio Literário Agosto: Armadilhas e Desejos, de P.D. James (Romance Policial)

Livro Reserva_____________DESAFIO LITERÁRIO 2010 AGOSTO- Romance Policial

A Resenha do outro livro que li para este mês, está AQUI
Minha Lista




ARMADILHAS E DESEJOS



Título Original: Devices and Desires

Autor: P.D James

Editora: Círculo do Livro

Colecão: -Rainhas do Crime

Série: Adam Dalgliesh

Gênero: Romance Policial

Sub-Gênero/Assunto: Mistério, Detetive, Cidade Pequena, Serial Killer, Assassinato

Período: Inglaterra. Anos 80

Sinopse:


Ao chegar a Norfolk, onde herdou uma propriedade e pretende passa as férias, o comandante Adam Dalgliesh, da Scotland Yard, depara com uma onda de pânico: na região há um assassino à solta, que estrangula mocinhas bonitas. O chefe da polícia local, embora pressionado, não admite intromissão. Mas nada impede que Dalgliesh entre no caso na condição de testemunha, por ter achado o corpo da última vítima do estrangulador.

__________________________________________



Adam Dalgliesh é um investigador da Scotland Yard que precisa ir à Norfolk, uma pequena cidade no litoral da Inglaterra, resolver uns problemas de ordem particular. Acontece que a pequena Norfolk está sofrendo com os ataques do Assobiador, um serial killer. À princípio, Dalgliesh não quer saber do Assobiador- afinal, ele não está ali a trabalho- mas, obviamente, ele acabará se envolvendo na investigação.

Ao mesmo tempo, a cidade também está às voltas com a inauguração/construção de uma usina nuclear- algo, que está acirrando os ânimos dos até então ‘pacatos’ moradores.

E vou lhes dizer, nem tudo é tão simples como parece- ou talvez seja...

Eu gosto muito de P.D. James. Agatha Christie ainda é minha escritora policial favorita, mas, posso dizer que P.D. ocupa um honroso segundo lugar. Os livros dela são sempre inteligentes e muito bem escritos. E este não é uma exceção.

O livro começa um pouco devagar e sim, ela gosta de descrições- mas o ritmo vai se acelerando gradativamente até chegar um momento em que você não consegue parar de ler.

O mistério vai se mesclando com os dramas da cidade- isto é ao mesmo tempo enervante (sim, confesso, que muitas vezes fiquei pensado. Pra que eu quero saber isso?!) mas também dá uma certa dinâmica na estória. Em certo momento, todas as personagens parecem conhecidas suas- e você sabe, sente, que entre elas pode- e provavelmente está- o assassino.

O livro é permeado por pequenas estórias que vão formando um quadro maior, interligado. Tem romance, sexo, ciúmes, amor e, é claro, morte.

Apenas um outro porém; Pessoalmente, acho que o livro poderia ter menos páginas. Este é o principal motivo para o livro receber a cotação de 3.5 estrelas em vez de 4:)

De qualquer forma, como eu já havia dito anteriormente, o ritmo, a princípio, é um pouco lento, mas vai criando ritmo pouco a pouco. É uma leitura que vale a pena, com certeza.

Se você é fã de boas estórias policiais e nunca leu nada de P.D. James...leia, você não vai se arrepender!

Outros livros protagonizados por Adam Dalgliesh (Lançados no Brasil)
Uma Certa Justiça

O Enigma de Sally

O Farol

Morte de um Perito

Mente Assassina (leia minha resenha Aqui)

Morte no Seminário

Pecado Original-> primeiro livro protagonizado por Dalgliesh

Sala dos Homicídios

A Torre Negra
**



Detalhinhos

* A minha edição é do Círculo do Livro. As mais jovenzinhas provavelmente nem sabem do que eu estou falando mas O Círculo era uma ótima editora que aliava qualidade e bons preços (bem, bons preços ‘mais ou menos’ pois alguns livros eram caros- mas a qualidade era sempre inigualável . O melhor era o fato de ser praticamente uma ‘Avon’ dos livros: você lia a revista, escolhia o livro e depois o recebia em casa. Bons tempos.

* Hoje em dia, os livros de P.D James são lançados pela Cia da Letras.

*Adam Dalgliesh , além de investigador, é um poeta nas horas vagas. E um poeta de sucesso! Dalgliesh protagoniza várias obras de P.D. James.Apesar dele ser o detetive principal em vários livros, assim como Agatha Christie e seu Poirot, não é necessário ler as obras em seqüência. Eu mesma nunca li o primeiro livro protagonizado por ele *vergonha*.

* O livro foi adaptado, em 1991, pela TV Inglesa em forma de mini-série.

Extras

Página da Wikipedia sobre o Livro: (em inglês) http://en.wikipedia.org/wiki/Devices_and_Desires

P.D James na Wikipedia (em Português): http://pt.wikipedia.org/wiki/P._D._James

Site Oficial da Autora (Em Inglês): http://www.randomhouse.com/features/pdjames/

PS: Caso vocês encontrem algum erro neste post, por favor, me avisem para que eu possa corrigi-lo, tá?

Cotação:

3.5/5

PS 2: Se alguém quiser me doar o livro O Chá do Amor para o desafio de Setembro...



Share |