segunda-feira, julho 11, 2011

No Vale das Paixões, de Kathryn Fox [Maratona de Banca]

Título Original: The Second Vow
Autor: Kathryn Fox
Editora: Nova Cultural
Gênero: Romance Histórico
Coleção: Clássicos Históricos 418
Temas: Romance Histórico, Índios,
Período: Canadá. 1876
Série: 2º livro da série The Mounties

Canadá, 1876

Conquistar o amor daquela mulher era sua única promessa... Este era seu único juramento...

Como membro da Polícia Montada do Canadá, Braden Flynn tinha uma única missão: escoltar os Sioux em seu êxodo dos EUA, após uma batalha com o Exército americano. No entanto, por mais que tentasse, ele não conseguia deixar de pensar em Ayra, a belíssima sobrinha do chefe dos Sioux, cuja lealdade a seu povo tocaram o coração de Braden de uma maneira como nunca acontecera antes. Embora um desejo arrebatador explodisse entre ambos, ele sabia que Ayra relutava em confiar num homem branco. Contudo, nem as mais árduas adversidades, nem o mais mortal dos perigos, poderá impedi-lo de fazer qualquer coisa para conquistar a confiança e o amor de Ayra..







Minha leitura de Julho para a Maratona de Banca. O tema era Indíos. Veja AQUI a minha lista.

Eu já havia lido o primeiro e terceiro livros da série e apesar de ter este segundo título, nunca me senti muito inclinada a lê-lo. Aproveitei então a Maratona de Banca para finalmente fazê-lo.

O fato é, não sou exatamente uma fã de estórias de Índios. Na verdade, não sou fã nem sou uma ‘hater’. Simplesmente, esta não é uma das minhas temáticas favoritas.
Como eu disse anteriormente, eu já havia lido os dois outros livros da série, A Primeira Vez e Coração Indomável e gostei bastante dos dois livros, principalmente o primeiro.

Eu não diria que No Vale das Paixões é um livro ruim mas perto dos dois outros livros ele sai perdendo. O livro é bem escrito, sem dúvida e tem muito boas descrições e personagens bem elaborados mas, honestamente, achei o livro chato.

A estória de amor entre o policial da polícia montada, Braden e a Índia Ayra é bonita- a autora quis mostrar a diferença entre os dois mundos e a dificuldade do povo indígena, mas senti falta de mais romance, de mais paixão. Nem mesmo a questão de ser um ‘amor proibido’ é muito trabalhado, pois todos parecem estar ‘okay’ com o romance dos dois. Senti falta de um conflito.

O início do livro tem boas cenas, algumas bem sutis e belas como quando Ayra divaga sobre o que é o tal do beijo mas senti, honestamente, que este ‘ar singelo’ se perde quando a autora começa a se concentrar mais na parte aventuresca da estória. E o pior é que, ao final do livro, senti como se esta parte não romântica não tivesse tido um final apropriado- como se faltasse algo, sabe?

Eu acho que o grande mérito de No Vale das Paixões é o trabalho da autora- pareceu-me claro que ela fez uma vasta pesquisa antes de escrever o livro e os Índios criados por ela não são emersos em clichês e no politicamente correto.

Em suma, este é bom livro, não há dúvidas- o problema é que este é um bom livro voltado mais para o drama. Eu estava em busca de romance.



*******
A Série

Série The Mounties
Livro 1- A Primeira Vez- Clássicos Históricos 409
Livro 2-No Vale Das Paixões - Clássicos Históricos 418
Livro 3-Coração Indomável- Clássicos Históricos 429

Capa Original:

Esta mocinha sim tem cara de índia, não a da capa brasileira que parece mais uma mexicana do que uma nativa. Sem contar que o mocinho tem cabelo ruivo. Detalhe totalmente ignorado pela edição nacional.

Cotação:

3 /5
(Honestamente, são três estrelinhas pela série como um todo e pelo esforço da autora.)

Share |