segunda-feira, fevereiro 13, 2012

Eternidade Mortal, de J. D. Robb [Série Mortal 3]


Título Original: Immortal in Death
Autor: J.D. Robb / Nora Roberts
Editora: Bertrand/ BestBolso (Vira-Vira Saraiva)
Gênero: Suspense Romântico
Série: Série Mortal- Livro 3
Sub-Gênero/Assunto: , Suspense, Crime & Mistério, Detetives, Abuso, Drogas, Sci-fi
Período: Nova York, 2058.
Pandora é uma das top models mais importantes e desejadas do planeta: tem beleza, fama, dinheiro, poder, prestígio, amantes e contatos. Mas tudo isso deixou de fazer sentido, pois ela está morta. A modelo foi brutalmente assassinada com um bastão de prata, arma abandonada no local do crime. Seu rosto, de uma perfeição impressionante, desapareceu completamente ao ser esmagado e mutilado pela força de uma série de golpes ferozes e cruéis. Ninguém sabe quem foi o autor do crime, mas todas as suspeitas pairam sobre Mavis — a melhor amiga de Eve. A tenente não poupará esforços para inocentá-la e encontrar os verdadeiros culpados.








Terceiro livro da Série Mortal, Eternidade Mortal começa com a detetive Eve Dallas às voltas com a preparação de seu casamento com o tudo de bom Roarke quando uma famosíssima modelo é brutalmente assassinada e a principal suspeita é a sua melhor amiga, Mavis.

Esse assassinato irá conduzir Eve ao mundo das celebridades e ao conhecimento de uma nova e mortal droga.

Eternidade Mortal é um livro legal, divertido e de leitura rápida. Não há dúvidas de que Nora Roberts sabe, como poucos, prender a atenção do leitor. Ela consegue, de maneira impressionante, devo confessar, dar um ar de leveza a uma trama que teria tudo para ser bem pesada pois envolve assassinatos, drogas e abuso sexual.

Nora Roberts é uma mestra na arte de estórias românticas e é justamente na parte dramático-romântica do livro que ela se sai melhor. Aqui, nós temos uma melhor visão da relação entre Roarke e Eve- além de sabermos mais sobre o passado sombrio da detetive. É a melhor parte do livro.

Roarke é um daqueles personagens maravilhosos que a gente simplesmente quer levar para casa. E para quem achou Eve um pouco seca nos livros anteriores, aqui ela está muito mais humanizada. Os dois se amam e sabem disso- o interessante é como cada um se expressa em relação a este sentimento. À primeira vista, pode até parecer que Roarke a ama mais do que Eve o ame, mas isso não é verdade. Ele é apenas mais explícito em seus sentimentos e Eve, apesar de tudo, tem medo de se abrir totalmente. A cena em que ela se lembra de um importantíssimo fato de seu passado é linda e muito triste.

O livro traz momentos tanto dramáticos (os pesadelos e as lembranças de Eve) quanto hilários (Eve comprando o vestido de noiva!) .

Além de Roarke e Eve, o livro também possui outros personagens bem interessantes como Feeney, a transloucada Marvis e a policial Peabody, que tem uma grande aparição nesta trama. Aliás, eu tenho sentimentos contraditórios em relação à Peabody. Se, por um lado, eu a acho legal, um personagem interessante e que merece crescer na série,  por outro, a acho deveras irritante na sua mania de congratular Eve TODA HORA. Sério, em alguns momentos ela me lembrou o Capachão, da TV Colosso. Tenho minhas sérias dúvidas se ela não é apaixonada pela Eve.

Então, se a parte dramático-romântica da estória é ótima, não posso dizer o mesmo do ‘lado policial’ do livro. O tema em si era até interessante mas eu senti falta de uma força maior na área do suspense e no desenvolvimento da trama. Por diversos momentos parecia que eu estava assistindo a um daqueles seriados de TV policiais antigos. Eu adoro esses seriados, são divertidos, prendem a atenção mas são totalmente irreais. Me pareceu que a autora não fez nenhuma pesquisa para escrever o livro- que ela ficou vendo TV e utilizou de todos os clichês possíveis de estórias policiais para escrever Eternidade Mortal. Antes que algum talifã alguém me dê um tiro, devo dizer que achei sim a trama policial interessante, que prende atenção e tudo mais- porém a considerei um pouco tola. Sem contar que a identidade da pessoa culpada era prá lá de óbvia, né?

[comentário SPOILER]

Surpreendente mesmo seria se a Marvis fosse realmente a culpada! 

[comentário SPOILER]


Eternidade Mortal é um livro que, apesar de alguns percalços é diversão garantida, e merece ser lido (mas não se esqueçam, a série mortal é seqüencial, hein?). Eve e Roarke valem qualquer clichê policialesco.

Ah, mas bem quem que Dona Nora podia ter escrito um epílogo, né?

A Edição:


A edição que eu li foi da BestBolso (coleção Vira-Vira Saraiva) e infelizmente tenho que dizer que ela não estava livre de falhas. O grande problema, a meu ver, foi a revisão. Encontrei diversos erros como pontuação final faltando e o “sumiço” de elementos de ligação (exemplo: em vez de ‘Eu gosto de Verão’, ‘Eu gosto Verão’).

Outro aspecto que eu também não gostei na edição foi a tradução em si. Já ouvi falar muito bem do trabalho do tradutor Renato Motta, mas, o trabalho dele nessa obra não me agradou. Não que houvesse erros ou algo do gênero. O grande problema, na minha opinião, foi o tom usado pelo tradutor. Achei-o caricato e datado. O uso de expressões e palavras como pachorra e senhorita (neste último não sei se a falta é do tradutor ou da autora, mas, todo mundo chamando Eve de senhorita...achei off) me incomodaram. Eu não teria achado a tradução problemática se a estória se passasse nos anos 80/90, porém ela ocorre em 2058 e as escolhas do tradutor fizeram com que a escrita parecesse um tanto quanto “envelhecida”.

A Série


Eternidade Mortal faz parte da série Mortal, a qual Nora Roberts escreve sob o pseudônimo de J.D. Robb.

A série tem como personagens principais a detetive Eva Dallas e o milionário Roarke. A ação se passa em uma Nova York futurista, no ano de 2058. É imprescindível que os livros sejam lidos na ordem.

No Brasil, já foram lançados 18 livros, todos editados pela Editora Bertrand e estão sendo, pouco a pouco, reeditados pela BestBolso na Colação Vira-Vira Saraiva.

Livro 1- Nudez Mortal
Livro 2- Glória Mortal
Livro 3- Eternidade Mortal
Livro 4- êxtase Mortal
Livro 5 –Cerimônia Mortal
Livro 6-Vingança Mortal
Livro 7-Natal Mortal
Livro 7.5- Midnight in Death
Livro 8-Conspiração Mortal
Livro 9-Lealdade Mortal
Livro 10-Testemunha Mortal
Livro 11-Julgamento Mortal
Livro 12-Traição Mortal
Livro 12.5- Interlude in Death
Livro 13-Sedução Mortal
Livro 14-Reencontro Mortal
Livro 15-Pureza Mortal
Livro 16- Retrato Mortal
Livro 17- Imitação Mortal
Livro 17.5- Naquele Tempo (Remember When)- Lançado em Portugal*
Livro 17.5- Big Jack
Livro 18- Dilema Mortal- pré-venda
Livro 19- Visions in Death
Livro 20- Survivor In Death
Livro 21- Origin in Death
Livro 22- Memory in Death
Livro 22.5- Haunted in Death
Livro 23- Born in Death
Livro 24- Innocent in Death
Livro 24.5 Eternity in Death
Livro 25- Creation in Death
Livro 26- Strangers in Death
Livro 27- Salvation in Death
Livro 27.5- Ritual in Death
Livro 28- Promises in Death
Livro 29-Kindred in Death
Livro 29.5- Missing in Death (está no Livro The Lost)
Livro 30-Fantasy in Death
Livro 31- Indulgence in Death
Livro 31.5- Possession in Death – está no livro The Other Side ( livro com várias estórias, de autoras diversas)
Livro 32- Treachery in Death
Livro 33- New York to Dallas
Livro 33.5- The Unquiet- Previsão de lançamento 2011
Livro 34: Celebrity in Death – previsão de lançamento 2012

Atente para o fato de que alguns livros são considerados .5 São estórias menores (novellas). Algumas dessas estórias aparecem em livros com diversas estórias.

Por favor, qualquer erro nesta lista, me avisem. :)

Outras Capas:





ETCs
Videos
Aberturas FAKES para um possível  fictício seriado de TV baseado na série:






Site da Autora: http://www.jdrobb.com/
Facebook http://www.facebook.com/jdrobbauthor
FaceBook Série Mortal FanPage AQUI (em Português)

Cotação:
4/5

Share |