quarta-feira, março 28, 2012

1º a Morrer, de James Patterson


Título Original: 1st to Die
Autor: James Patterson
Editora: Rocco
Gênero: Suspense
Série: Clube das Mulheres Contra o Crime- Livro 1
Sub-Gênero/Assunto: Suspense, Romance Contemporâneo, Crime & Mistério, Serial Killer, Homens da Lei, Detetives
Período: Atual. San Francisco, 2001.
Em uma narrativa de tirar o fôlego, James Patterson nos apresenta Lindsay, Claire, Jill e Cindy, as integrantes do Clube das Mulheres Contra o Crime. No primeiro livro da série, o desafio desse grupo é investigar a identidade de um serial killer que assassina homens e mulheres que acabaram de se casar.

O ponto de partida da narrativa é o brutal assassinato de um jovem casal em lua-de-mel num hotel cinco estrelas de San Francisco, crime que, com pequenas variações, se repete em duas outras cidades norte-americanas, deixando claro que se trata do trabalho de um assassino em série. Indignadas com a ação empreendida pela polícia no caso, quatro mulheres destemidas - a inspetora de homicídios Lindsay Boxer, a médica legista Claire Washburn, a repórter policial Cindy Thomas e a assistente da promotoria Jill Bernhardt - resolvem unir forças para descobrir e prender o assassino. Assim nasce o Women’s Murder Club, ou Clube das Mulheres contra o Crime, desvendando crimes entre uma margarita e outra e altos papos sobre comida, homens e sexo
.






Mais um livro para o Desafio Literário deste mês. Sério, o tema “Serial Killer”, podia durar uns três meses, né?

1º a Morrer é o primeiro livro da série Clube das Mulheres Contra o Crime e também o primeiro livro de James Patterson que leio. Eu já conhecia Patterson de nome, mas nunca realmente me interessei pela obra dele. Apesar dele escrever um dos meus temas favoritos, o suspense, as sinopses de seus títulos nunca me atraíram e os poucos episódios que assisti do seriado Women’s Murder Club, baseado na série, serviram meio que como propaganda negativa.


Mas eis que veio o Desafio Literário 2012, somado à promoção no Submarino...e eu resolvi dar uma chance ao Patterson!


Sem sombra de dúvida, Patterson é um autor inventivo. A trama tem ótimas reviravoltas, prende a atenção e a solução final é surpreendente. Eu geralmente consigo acertar quem é o culpado, mas neste caso só acertei metade! Só por isso já achei ótimo!

Lindsay Boxer é a inspetora de homicídios de San Francisco , responsável pelo caso do assassinato de um casal em lua de mel. Durante a consulta anual com seu médico, descobre que é portadora de uma doença rara e muito grave, podendo ser fatal. Não bastasse isso, lhe é designado um novo parceiro, Chris Raleigh e a atração entre os dois é forte e inevitável. Séria ótimo, se Lindsay não estivesse passando pelo momento mais difícil de sua vida.

Quando o assassino ataca novamente e Lindsay vê-se cada mais distante de pegá-lo, ela resolve juntar outras três amigas e formar um clube para discutir- e quem sabe, solucionar o crime. É o Clube das Mulheres Contra o Crime

Cindy Thomas é a esperta repórter policial, Jill Bernhardt, a assistente da promotoria e Claire Washburn , a médica legista e melhor amiga de Lindsay. Juntas, as quatro discutirão o caso e... os homens!

Em 1º a Morrer , nada é óbvio, o autor nos fornece pistas desde o início mas muitas delas são falsas ou facilmente mal interpretadas. Quando você que chegou à alguma conclusão, percebe que estava totalmente errado. Ou não.

Apesar dos crimes possuírem aspectos cruéis, a linguagem do livro não incomoda aqueles que possam se impressionar rápido. Alguns fatos asquerosos são mencionados mas nunca demonstrados

O problema é que a escrita é muito fraca. O livro não possui o menor desenvolvimento. Obviamente um livro de suspense precisa ter um ritmo mais acelerado a fim de prender o leitor, mas aqui, a trama além de acelerada, não tem nenhuma consistência. Os personagens são rasos e não me causaram a menor empatia. Os capítulos são ridiculamente curtos com cenas simplesmente cortadas ao meio.

O enredo é realmente bom, mas o autor não se aprofunda em nada, tudo é muito solto, simplesmente acontece. A estória em si tem ótimos elementos como a doença de Lindsay e o relacionamento dela com Chris, mas esses mesmos elementos são muito mal explorados. Senti que faltou drama no caso da doença e paixão nas cenas de Lindsay e Chris. Apesar do casal ter uma certa química, as cenas de romance e sexo são apáticas e quase pragmáticas.

O livro não é péssimo. Ele diverte, prende a atenção e tudo o mais o que é importante para um livro do gênero maaas fica-se com a impressão de que faltou algo. Eu não me considero uma expert, longe disso, porém eu leio suspenses e livros policiais desde a minha pré-adolescência e não posso deixar de achar essa obra de Patterson , como literatura, aquém de muitos outros autores, como P.D. James, Simenon, Lehane, Connelly , Agatha Christie e tantos outros.

1º a Morrer é como um filme B de suspense , feito para TV que a gente é acostumado a ver nos Supercines da vida. Diverte, distrai e prende atenção mas não é nada se compararmos ao Silêncio dos Inocentes,

Não estou dizendo que este será o último livro de James Patterson que lerei- a trama de 1º a Morrer foi, para mim, suficientemente interessante para que eu me interesse pelos outros livros da série; nem, muito menos, desestimulo a sua leitura. Como eu disse, *é* sim um livro interessante e deve agradar bastante quem nunca leu romances policiais e gosta de um fast reading

**

Só um comentário final: o livro se passa em 2001...e ninguém tinha um celular?! EU já tinha celular em 2001!

**
A Edição:

Alguns travessões sumidos mas fora isso, a edição me pareceu okay. Apenas a tinta metálica do título que logo descascou- aliás, esse parece ser um problema de muitos dos livros da Rocco. Vamô melhorar a qualidade dessa tinta, hein?!

A Série


Os três primeiros volumes da série foram publicados pela Rocco, a partir do quarto, passaram a ser publicados pela Arqueiro, com uma estratégia muito mais agressiva de Marketing. Na minha humilde opinião, a Rocco não soube aproveitar o potencial mercadológico da obra de Patterson. Assim como ocorre com Janet Evanovich, a Rocco não pareceu interessada em divulgar- e difundir- a obra do autor no Brasil.

Livro 1- 1º a Morrer ( First To Die)-
Livro 2- 2ª Chance ( 2nd Chance )
Livro 3- 3º Grau ( 3rd Degree )
Livro 4- 4 de Julho (4th of July)
Livro 5- 5º Cavaleiro (The 5th Horseman)
Livro 6- The 6th Target - Inédito no Brasil
Livro 7- 7th Heaven - Inédito no Brasil
Livro 8- The 8th confession - Inédito no Brasil
Livro 9- The 9th Judgment - Inédito no Brasil
Livro 10- 10th Anniversaty - Inédito no Brasil
Livro 11- 11th Hour - Inédito no Brasil


Outras Capas:



EXTRAS
Site do Autor: jamespatterson.com
Facebook: Facebook.com/jamespatterson01

Cotação:

3/5



E já sabem, né? Qualquer erro, por favor me avisem para que eu possa corrigí-lo! :)


Share |