terça-feira, março 06, 2012

Amante Sombrio, de J.R. Ward [IAN 1]

Título Original: Dark Lover
Autor: J.R. Ward
Editora: Universo dos Livros
Gênero: Fantasia/ Romance Contemporâneo
Série: Irmandade da Adaga Negra- Livro 1
Sub-Gênero/Temas: Suspense,Vampiros,Paranormal, Hot
Período: Atual. Cadwell, Nova York.
Nas sombras da noite, em Caldwell (Nova Iorque) se desenrola uma sórdida e cruel guerra entre os vampiros e seus carrascos. A Irmandade e seus caçadores e os assassinos. E existe uma Irmandade Secreta de seis vampiros guerreiros, os defensores de toda a sua raça. Nenhum deles deseja aniquilar a seus inimigos com tanta ânsia como Wrath, o campeão da Irmandade da Adaga Negra. Wrath, o vampiro de raça mais pura dos que povoam a terra, tem uma dívida pendente com aqueles que, há séculos, mataram seus pais. Quando morre um de seus mais fiéis guerreiros, deixando órfã uma jovem mestiça, ignorante de sua herança e seu destino, não resta a ele outra saída senão levar a bela jovem para o mundo dos não mortos.

Traída pela debilidade de seu corpo, Beth Randall se vê impotente para resistir aos avanços desse desconhecido, incrivelmente atraente, que a visita toda a noite, envolto nas sombras. Suas histórias sobre a Irmandade a aterrorizam e a fascinam... E seu simples toque provoca chispas de um fogo que pode acabar consumindo a ambos.




Antes de qualquer coisa, vou lhes contar uma estória.

Era uma vez uma garota que adorava estórias de vampiros. Não eram as suas favoritas, é bom que se diga, mas ela gostava muito daqueles livros e filmes (principalmente) protagonizados pelos seres das trevas. O clássico Nosferatu, a aventura Os garotos Perdidos, o terrir A Hora do Espanto, sem contar Entrevista com o Vampiro (caso em que ela gostou mais do filme do que do livro) e é claro Drácula. Eram estórias divertidas e que prendiam a atenção. Foi então que ela ficou sabendo de uma nova série sobre vampiros.  

Twilight era o nome.

Não havia sido lançada no Brasil, mas suas amigas americanas não falavam em outra coisa. Tudo bem que algumas pessoas falavam muito mal dessa nova mania mas ela, a garota, não estava nem aí- queria ler Twilight! E foi uma dificuldade para encontrar os livros no Brasil. Não tinha em nenhum lugar- e pouquíssimos livreiros e atendentes de livraria conheciam a série. Até que, um dia, num cantinho escuro da Martins Fontes lá da Paulista, ela finalmente encontrou os livros. E não se fazendo de rogada, comprou logo a série inteira! Mal podia esperar para começar...

... e então veio a decepção. O livro não era nada do que ela estava esperando. O problema nem era que o vampiro principal , um tal de Dudaquinho que sonhava virar purpurina (afinal, cada um com seus problemas, né?). Não. O grande problema era que o livro era pessimamente mal escrito. É, é preciso ser redundante para descrever aquilo. Clichês, frases feitas, ruim de doer mesmo. Sem contar que tinha a protagonista mais chata da estória da literatura mundial. E foi com dor no coração, que a garota abandonou a leitura e , tão traumatizada com aquela experiência, nunca mais quis saber de estórias de vampiros.

Mas eis que surgiu uma nova série... IAN, era como chamavam. Ela sentiu um comichãozinho... mas e se fosse que nem Twilight (Crepúsculo)? Não!, lhe respondiam, a Irmandade é totalmente diferente. É HOT e para adultos.

Por que não? ela pensou. E após um longo período longe dos vampiros, começou a ler Amante Sombrio.

E a garota, que nem era mais tão garota assim, finalmente estava livre do trauma.

***

Pois é. Finalmente li Amante Sombrio- e o que eu posso dizer? AMEI. Gostei muito mesmo. Talvez eu devesse ter lido há muito mais tempo- mas, pensando bem, acho que eu li na época certa. Foi o antídoto ideal para o meu trauma pós-Crepúsculo. Não vou dizer que foi o melhor livro que já li ou que o livro seja perfeito mas ele é ótimo naquilo que se propõe: divertir.

A estória é simples e eu gostei do modo como Ward a desenvolve. A autora não se perde em muitos detalhamentos ou elucubrações (sorry, mas eu tinha que usar essa palavra, rs!). Isso não quer dizer que tudo tenha sido rápido e sem sentido. Senti que este primeiro livro é literalmente um ponta-pé inicial de uma saga. Os personagens são apresentados de modo que a gente os conheça, mas não intimamente- de modo que nos deixe curiosos. Apenas senti falta de um maior detalhamento, desenvolvimento, de Beth. Por ela ser a mocinha. Eu gostaria de ter lido mais sobre a sua personalidade e, principalmente, sobre o seu passado.

Amante Sombrio é um livro extremamente sexy. HOT mesmo. E o melhor é que as cenas calientes são escritas com bom gosto, eróticas sem serem apelativas ou desnecessárias. Pessoalmente, não sou fã de homens 3x4 mas não há como não sentir um calorzinho amigo ao ler sobre Wrath. O "homí" é grande. Tipo, grande mesmo. Raramente eu identifico um personagem com uma celebridade- mas se eu fosse pensar em alguém para personificar Wrath seria Jason Momoa. Grandão e gostosão.

Apesar de achar que o Eu te amo. Não posso viver sem vocêveio um pouco rápido, a química entre Beth e Wrath é inegável. E, como já mencionado, as cenas de sexo e romance são “ótemas”!


O livro, além de aventura e romance, possui um grande senso de humor. Nada muito escrachado, mas sim uma ironia sutil que alivia as horas de tensão. Pessoalmente, é o meu estilo de humor favorito.

"Bem vindo ao maravilhoso mundo do ciúme, pensou. Pelo preço de sua entrada, ganhe também uma maldita dor de cabeça, um desejo quase irresistível de cometer um assassinato, e um complexo de inferioridade.
Oba."

Outro ponto positivo é o fato de ser uma estória claramente adulta, voltada para o público adulto- sem a influência e clichês dos onipresentes YAs Sobrenaturais.

A autora acertou em utilizar mais de um narrador, tornando a estória mais interessante e não calcada em apenas um personagem e seu ponto de vista (sou só eu que ando cansada de livros em primeira pessoa?).

A parte mais fraca do livro, a meu ver, foi a vilanesca. Geralmente eu gosto de saber o que pensam os vilões e as situações que os cercam, porém, achei tudo relativo aos redutores muito chato. Eram cenas que não me despertaram maior interesse e, honestamente, se não fosse o pequeno glossário no início do livro, ficaria totalmente sem saber o motivo da guerra entre Redutores e Vampiros. Aliás, continuo sem saber...

Outro ponto, ou melhor dizendo, personagem, que não gostei muito foi a própria Virgem Escriba. Achei a “dita” uma chata.

Eu sei sobre os boatos da amizade especial entre Butch e V. mas tenho que admitir que o casal que mais gostei no livro foi justamente do detetive com a vampira Marissa. Como não li os outros livros, não posso dizer como a autora desenvolveu esse relacionamento, mas, levando em conta apenas essa primeira trama, amei a estória dos dois. Romântica, levemente erótica e com um toque de tragédia. Aliás, Butch, juntamente com Zsadist , é o meu personagem favorito. Até agora. (Se bem que o Rhage... *suspira* ). É , o negócio é fazer um surubão mesmo.

A edição estava okay- uma ou outra virgulinha fora do lugar (ah, essas vírgulas! Por que as tratam tão mal?!) mas nada que prejudique, todavia, não posso deixar de mencionar o uso da palavra caraca. Os que me conhecem sabem que eu não gosto de palavrões, contudo, caraca... Caraca, EU falo caraca! Não consigo imaginar tipos como Wrath, Butch, Sr. X e Cia dizendo caraca. Eles falam porra mesmo, caralho.

Em suma, Amante Sombrio foi uma leitura divertida e a qual gostei muito. Mal posso esperar para ler os próximos volumes.

É, definitivamente, eu fui fisgada.

A Série
Livro 1- Amante Sombrio (Dark Lover)
Livro 2- Amante Eterno (Lover Eternal )
Livro 3- Amante Desperto(Lover Awakened )
Livro 4- Amante Revelado(Lover Revealed )
Livro 5- Amante Liberto (Lover Unbound )
Livro 6- Amante Consagrado ( Lover Enshrined)
Livro 6.5- Father Mine: Zsadist and Bella's Story - no Brasil, a pequena estória foi publicada no Guia Oficial como “faixa bônus” .
Livro 7- Amante Vingado (Lover Avenged )
Livro 8- Amante Meu (Lover Mine)
Livro 9- Lover Unleashed - Inédito no Brasil
Livro 10- Lover Reborn - previsão de lançamento: 2012

A série ainda conta com um Guia Oficial, escrito pela própria autora.


Outras Capas:

Não achei a capa nacional feia maaas cadê o bonitão moreno de cabelos lisos e escuros até os ombros? Cadê? CADÊ?


ETCs

Videos

BookTrailer [Nacional]

FanVideo da Série [é pra ver os TDB mesmo….]


EXTRAS

Site do Autora: http://www.jrward.com/bdb/index.html
FanSite IAN:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Lawrence_Block [em Português]
Wikihttp://en.wikipedia.org/wiki/Black_Dagger_Brotherhood [em Inglês]
Facebook:  AQUI.


Cotação:
4.5/5

PS: E já sabem, né? Qualquer erro por favor me avisem para que eu possa arrumá-lo! ;)



Share |