quinta-feira, outubro 11, 2012

Meme Literário de 1 Mês: Dia 11


Dia 11 – O que faz um grande escritor? O que faz um grande livro?
Quais são as qualidades essenciais em ambos, na sua opinião, para que eles estejam entre os melhores?



Um grande escritor é aquele que consegue escrever com qualidade literária e mesmo assim atingir o leitor. E por qualidade literária, eu não estou dizendo escrever com pedantismos, verborragia ou como se estivesse na Portugal do século XIX. Um bom escritor se faz entender; é simples sem ser simplista. Claro que alguns podem usar mais ou menos de descrições, mas, nunca é pedante.

Shakespeare, por exemplo, escrevia na língua do povo de sua época. Até mesmo quando falado de tempos anteriores ao seu.

Num sentido mais abstrato, um grande escritor e/ou grande livro é aquele que não envelhece, o qual suas estórias sempre suscitam novas leituras, novas interpretações.

Pra mim, um grande livro é aquele que, além de bem escrito, me toca, me diverte, me faz querer mais. Vale lembrar que nem sempre um livro favorito é de qualidade maravilhosa mas de certa forma agradou. 





O Meme Literário de Um Mês é um projeto do Blog Happy Batatinha.







Meme Literário de 1 mês: O que eu respondi até o momento:
Dia 01 – Que livro você está lendo? Sobre o que é? Onde você está? Você está gostando?
Dia 02 – Qual foi o último livro que leu e qual é o próximo livro que lerá? Fale um pouco sobre eles.
Dia 03 – Como você escolhe seus livros? Por autor? Por assunto? Pela sinopse? Por uma indicação? Fale sobre isso.
Dia 04 – Você costuma lê certo livro só porque ele está em voga? Você é do tipo que lê o que todo mundo está lendo só para estar na “moda” ou segue o seu próprio estilo de leitura?
Dia 05 – Você costuma ler graphic novels e/ou gibis? Gosta? Não gosta? Tem algum que seja o favorito? Fale sobre isso.
Dia 06 – Um livro que todos deveriam ler pelo menos uma vez.
Dia 07 – Você já pensou em escrever um livro? Se sim, sobre o que seria? Fale um pouco sobre o assunto.

Share |