domingo, outubro 14, 2012

Meme Literário de 1 mês: Dia 14

Dia 14- Você costuma frequentar bibliotecas?
(A biblioteca municipal? A da faculdade? Quantos livros costuma pegar? Fale um pouco sobre o assunto.)

Sala de Leitura da biblioteca Pública de Nova York.
Fonte

Infelizmente, não. Primeiro, porque, honestamente, não acho muito confortável ler na biblioteca e, segundo, e mais importante, não tem biblioteca na minha cidade (na minha cidade não tem nem livraria! #VERGONHA) . Mentira, acho que o Centro Histórico-Geográfico até tem alguns livros mas é muito pouco.



Em Santos, tem ou tinha a Biblioteca Municipal e até pouco tempo atrás estava fechada para reforma. Não sei como está agora, mas o acervo também nunca foi dos melhores- e mesmo que fosse, pra mim, é muito contramão ir. Existem os Postos com pequenas bibliotecas, mas, mais uma vez tem o problema do acervo. E, honestamente, não vou pegar trânsito pra ir numa Biblioteca pequena e com poucos livros.

Quando eu era adolescente, eu frequentava muito a biblioteca do Centro Cultural Brasil – Estados Unidos. onde eu fazia inglês. Foi lá que eu li meu primeiro livro adulto em inglês, sem ser “facilitado”: Crooked House (A Casa Torta), da Agatha Christie. Li muito Stephen King naquela época.

Na época de faculdade, eu não tinha muito tempo para ler livros “de diversão”, porém , nas férias, costumava retirar muitos romances lá na biblioteca da Unesp. Não era uma biblioteca muito grande (Unesp: sempre a irmã mais pobre das três estaduais de SP :/), mas tinha bastante diversidade. E títulos novos.

Piso Térreo (Acervo Infantil) da Biblioteca de São Paulo.
bibliotecadesaopaulo.org.br
E sabe, sinto uma certa invejinha quando leio em algum livro, ou mesmo em algum comentário de uma amigo(a) não brasileiro(a) (geralmente, americano) que acabou de pegar na Biblioteca da cidade último lançamento de tal autor. E, muitas vezes, a pessoa nem mora em uma cidade muito grande.


***

O Meme Literário de Um Mês é um projeto do Blog Happy Batatinha.







Meme Literário de 1 mês: O que eu respondi até o momento:
Dia 01 – Que livro você está lendo? Sobre o que é? Onde você está? Você está gostando?
Dia 02 – Qual foi o último livro que leu e qual é o próximo livro que lerá? Fale um pouco sobre eles.
Dia 03 – Como você escolhe seus livros? Por autor? Por assunto? Pela sinopse? Por uma indicação? Fale sobre isso.
Dia 04 – Você costuma lê certo livro só porque ele está em voga? Você é do tipo que lê o que todo mundo está lendo só para estar na “moda” ou segue o seu próprio estilo de leitura?
Dia 05 – Você costuma ler graphic novels e/ou gibis? Gosta? Não gosta? Tem algum que seja o favorito? Fale sobre isso.
Dia 06 – Um livro que todos deveriam ler pelo menos uma vez.
Dia 07 – Você já pensou em escrever um livro? Se sim, sobre o que seria? Fale um pouco sobre o assunto.

Share |