quinta-feira, outubro 18, 2012

Meme Literário de 1 mês: Dia 18

Dia 18 – Você costumar ler e-books? 
Ou prefere o bom e velho livro em papel? Por que? (Pergunta feita no Meme de 2011. Se você participou na época, procure comparar as respostas.)


Bem, vou "me plagiar a mim mesma" e utilizar, com pequenas alterações a mesma resposta que dei no ano passado. Minha opinião continua a mesma.

Eu leio ebooks, sim- principalmente alguns antigos romances de banca piratex, além de alguns em inglês que eu comprei. Já li também vários Arcs em formato de ebook. Gosto muito de pegar EBs na Amazon (Kindle) . Muitos são free! Se o livro não for muito grande eu não tenho problema em ler em EB (não tenho um reader  no momento mas estou em vias de, então, por enquanto, leio ou no laptop ou no netbook) mas, na minha opinião, nada substitui o livro original, de “carne e osso”. 

Eu gosto do cheiro do livro, do jeitão do livro de papel. Gosto de folhear, usar marcadores. O livro, como objeto é algo que sempre admirei, que sempre me encantou. 

Se eu gostar do EB, eu compro o de papel. Sei que EB é um assunto controverso, principalmente os piratex. Contudo, também não é errado os preços dos livros no Brasil, além das péssimas traduções, suavizações e cortes? Isso sem contar o problema das revisões- muitas editoras parecem se esquecer para que serve esse profissional. 


Eu sou uma privilegiada, afinal sei ler em inglês e tenho condições de comprar livros importados (muitas vezes bem mais baratos que muito nacional), porém, e quem não tem essa sorte? Muita editora reclama da pirataria, das ‘traduções por fãs’ mas então por que lançam as edições nacionais com cortes e séries incompletas e/ou fora da ordem. Até mesmo uma série ‘famosa’ como a Série Mortal, da Nora Roberts não é lançada completa aqui no Brasil. 

Já me aconteceu mais de uma vez, eu ler o ebook (em inglês ou uma tradução de fãs), gostar da estória e quando o título foi lançado no Brasil, eu comprei o livro impresso para depois descobrir que a estória tinha sido cortada!

Eu não sou uma consumidora de produtos piratas. Não mesmo. Meus softwares são originais, assim como meus perfumes, meus DVDs, minhas roupas. Sou totalmente contra pirataria, a pirataria de camelô. Acho ridículo alguém comprar no camelô uma blusinha furreca só porque tem um jacarezinho bordado. Não tem dinheiro pra compar Lacoste? Compre uma Hering, compre na C&A! Agora, comprar um produto de péssima qualidade só pra ‘fingir’ que tá de roupa de marca é uó, é brega demais!

Todavia, quando se trata de seriados de TV (que ou não passam aqui ou então passam dublado! E na TV paga!) e livros, eu sou a favor dos downloads e EB’s. Pelo menos até que as empresas brasileiras, as editoras brasileiras comecem a nos respeitar verdadeiramente. 



O Meme Literário de Um Mês é um projeto do Blog Happy Batatinha.





Meme Literário de 1 mês: O que eu respondi até o momento:
Dia 01 – Que livro você está lendo? Sobre o que é? Onde você está? Você está gostando?
Dia 02 – Qual foi o último livro que leu e qual é o próximo livro que lerá? Fale um pouco sobre eles.
Dia 03 – Como você escolhe seus livros? Por autor? Por assunto? Pela sinopse? Por uma indicação? Fale sobre isso.
Dia 04 – Você costuma lê certo livro só porque ele está em voga? Você é do tipo que lê o que todo mundo está lendo só para estar na “moda” ou segue o seu próprio estilo de leitura?
Dia 05 – Você costuma ler graphic novels e/ou gibis? Gosta? Não gosta? Tem algum que seja o favorito? Fale sobre isso.
Dia 06 – Um livro que todos deveriam ler pelo menos uma vez.
Dia 07 – Você já pensou em escrever um livro? Se sim, sobre o que seria? Fale um pouco sobre o assunto.
Dia 08 – Cite um livro que você gostaria que nunca acabasse. Por que?
Dia 09 – O que você acha dessa “moda” de livros que acabam virando séries? É a favor? É contra? Não fede nem cheira? Diga o por quê.
Dia 10 – Spoilers te assustam? Fica triste quando lê algum sem aviso prévio ou não faz diferença saber detalhes essenciais da história?
Dia 11 – O que faz um grande escritor? O que faz um grande livro? Quais são as qualidades essenciais em ambos, na sua opinião, para que eles estejam entre os melhores?
Dia 12 – Você prefere livros narrados em primeira ou em terceira pessoa? Na sua opinião, o tipo de narrador pode influenciar a história do livro? Fale sobre o assunto.
Dia 14- Você costuma frequentar bibliotecas? (A biblioteca municipal? A da faculdade? Quantos livros costuma pegar? Fale um pouco sobre o assunto.)
Dia 16 - O que te faz largar a leitura de um livro no meio do caminho? Que defeitos imperdoáveis um livro tem que ter para você abandoná-lo?

Share |