quinta-feira, abril 18, 2013

Eu Sei O Que Você Está Pensando, de John Verdon


Uma carta perturbadora chega via correio com uma simples declaração ao final: "Veja como conheço seus segredos - apenas pense em um número." Errará quem pensar que uma carta dessas chega a seu destino final apenas por obra do acaso. Para o detetive aposentado da polícia de homicídios da cidade de Nova York, Dave Gurney, que está formando uma nova vida ao lado de sua esposa Madeleine, as cartas começam a deixar de ser estranhas para se tornarem um complicado quebra-cabeça que levará a uma enorme investigação sobre assassinatos em série. Trazido para o caso como consultor, Gurney em pouco tempo percebe pistas que a polícia local deixou passar. Ainda assim, diante de um oponente que parece ter o dom da clarividência, Gurney vê seus esforços irem em vão, seu casamento rumando a um precipício e, finalmente, um medo incontrolável de que seu adversário não pode ser parado.





Passe pela primeira parte do livro e você irá ter uma agradável surpresa.

Sim, eu sei que este início de resenha parece estranho, mas acho que é o que mais se adéqua a este livro. Sendo mais clara: o início é chato mesmo, mas tudo melhora. Tenham paciência.

Eu Sei O que você está pensando parte de um ponto interessante. Desculpem-me a redundância, mas “enigmático”, até: poderia alguém saber o que outra pessoa está pensando? Quem já leu alguma resenha de romance policial aqui no blog sabe que eu sempre digo: neste gênero, quanto menos souber, melhor! É claro que, de início já sabemos o que irá acontecer, ou pelo menos desconfiamos, mas...

Divido em três partes, o livro, mostra em seu primeiro momento a “apresentação do enigma”. Este fato em si é interessante e já instiga o leitor, mas achei que o autor se alonga um pouco demais, ainda mais nas apresentações dos personagens; principalmente, Mark Mellery, uma espécie de guru da auto-ajuda. Não sei se é porque acho uma chatice isso de auto-ajuda, mas o fato é que este começo me cansou.

Porém, quando começa a segunda parte e novos elementos vão surgindo, um mundo de possibilidades parece se abrir. A leitura maçante do início se transforma em algo completamente intrigante.

Eu Sei O que você está pensando é, em sua maior parte, um livro para pensar. A ação acontece sim, mas depois de muita dedução lógica. É impossível a gente não formar teorias a respeito (confesso que fiquei um pouco decepcionada com a solução do enigma).

Escrito em terceira pessoa, o que muito me agradou, o livro tem como figura central o detetive aposentado David Gurney. Dave, como é chamado, é uma pessoa extremamente lógica e que simplesmente não consegue “resistir” a um enigma. No decorrer das páginas, e da investigação, vamos sabendo mais à respeito dele e sua vida familiar. Isto dá uma visão mais ampla do personagem, fez com que eu me conectasse melhor com ele. Dave vive a pressão de seguir seus instintos e vontades e solucionar o enigma (e suas consequências) ou viver sua pacata vida de recém -aposentado, que é o desejo de sua esposa. Aliás, vou te falar, esposa chata essa! Tá certo que ela ajuda com dicas super valiosas mas a achei muito chatona!

Eu Sei O que você está pensando é um livro que começa devagar mas que, pouco a pouco, vai tomando toda a sua na=tenção- e quando a gente menos espera, está totalmente viciado na leitura.

Os parágrafos são curtos e são nomeados (algo que eu aprecio muito) mas não é algo corrido ou “apressado” , como ocorre na obra de James Patterson, por exemplo. É bom notar que apesar de ter um ritmo fluido e contínuo, este não é um thriller de ação e sim um romance policial quase à moda antiga com investigação e, é claro, muita dedução.

Eu Sei O que você está pensando é uma leitura instigante e que eu acredito irá agradar aos fãs do gênero.


Recomendo!



Título Original: Think of a number
Autor: John Verdon
Editora: Arqueiro
Gênero: Suspense
Série: Dave Gurney
Sub-Gênero/Assunto: Romance Policial, Crime e Mistério, Serial Killer, Detetives
Período: Contemporâneo. EUA.


Este livro foi a minha leitura para o tema 9 do Desafio Realmente Desafiante 2013 ,
                               "Ler um livro cujo título tenha mais de 5 palavras."

A Série

Livro 1-Eu sei o que você está pensando
Livro 2- Feche bem os olhos
Livro 3-Let the Devil Sleep ainda inédito no Brasil




Outras Capas:

4/5

Share |